Saltar la navegación

lmc

Metodologia Missionária LMC

LMC Madrid

Os LMC Espanhóis no ano 2001, com o objetivo de criar um estilo missionário comum e querendo abarcar todos os LMC da Espanha, elaboraram um documento sobre a metodologia Missionária.

Vamos expor aqui um resumo dos seus pontos mais importantes.

Somos leigos

Como LMC vivemos a nossa fé a partir da nossa opção laical e da nossa pertença à Igreja, optando por um modelo baseado em ministérios.
Como LMC vivemos a nossa opção como uma autêntica vocação cristã definida pela missão ad gentes.

A nossa ação concretiza-se em ambientes considerados, em princípio, pouco ‘eclesiais’: nas ocupações e trabalhos, na vida familiar e social, etc. No entanto, também temos participado, durante estes últimos anos, em atividades mais ‘dentro’: paróquias, animação missionária…
A opção pela missão leva-nos também a viver a nossa dimensão missionária no país de origem.

Somos missionários 

A característica fundamental da vocação LMC é a sua chamada missão ad gentes como meio de “tornar presente” o Reino de Deus entre os povos mais desfavorecidos da terra. Trata-se de uma opção de vida para toda a vida, não estando, esta, limitada no tempo. Desde o início, o período mínimo de serviço em missão é de três anos consecutivos.

Esta tarefa evangelizadora centra-se em ações intimamente ligadas: o anúncio explícito de Jesus e o compromisso com a libertação dos mais pobres. É por isto que os LMC trabalham tanto na promoção humana, como caminho da dignificação humana, como na animação das comunidades cristãs.

A partir da nossa vocação laical, como LMC, anunciamos o Evangelho:

  • Com o nosso testemunho de vida profundamente cristã;

  • Com o nosso compromisso e em ministérios próprios dos leigos, trabalho e desenvolvimento humano integral, com vista a uma autopromoção económica, social e religiosa dos povos e de cada pessoa.

  • Com a nossa palavra, a través do compromisso com atividades pastorais de catequese, formação de líderes, animação de grupos paroquiais, etc.

Uma dimensão da nossa missão evangelizadora é a comunidade. Somos enviados por uma comunidade para nos inserirmos noutra. O nosso trabalho não tem sentido se não tiver o selo da vida comunitária. Nós, LMC somos, antes de tudo, missionários, ainda que, dada a nossa realidade laical, não renunciemos à nossa formação profissional.

A nossa definição de leigos não é dada pela nossa profissão, ela é dada pela fé e pela nossa opção pelos mais pobres e abandonados.

Somos combonianos.

Como LMC, vivemos a nossa vocação missionária segundo o carisma de Daniel Comboni, entre os povos não-evangelizados ou que ainda precisem de afirmar a sua fé como comunidade cristã.
Por isso, estamos unidos à Família Comboniana, participando e recreando o carisma de
Daniel Comboni à luz da nossa realidade laical.

No nosso dia-a-dia, trabalhamos em estreita colaboração com os MCCJ e onde estes têm as suas missões. Para isso, estabelecemos “acordos” com a Província MCCJ que envia, a Província que recebe, a Coordenação LMC e o bispo do lugar de missão.

"O serviços aos mais pobres e abandonados" ocupa um lugar central da nossa espiritualidade.
Desde o início, optamos pelos mais pobres, o que condicionou a nossa presença nos diferentes lugares onde nos fomos inserindo.

O princípio da nossa metodologia é "Salvar África com África". Para isso encorajamos a autopromoção do povo, fazendo-nos promotores e multiplicadores de leigos locais, o que faz com que seja imprescindível a nossa inculturação.

O projeto LMC nasce, cresce e continua a desenvolver-se aos pés da cruz. Trata-se de um projeto de Deus e é a fé quem nos sustenta.
Como LMC, somos chamados a servir a missão na e a partir da comunidade.
Consideramos necessário trabalhar em comunidade apostólica, assumindo-o como um desafio fundamental para o trabalho dos LMC em missão
.