Saltar la navegación

lmc

Plano para a Regeneração da África

Comboni concebe o Plano a partir de um sentido totalmente eclesial, universal e supranacional: pede apoio a toda a Igreja.

Felix y Antonia

“Esperamos firmemente que este Plano da Sociedade dos Sagrados Coração de Jesus e de Maria para a conversão da África, quando for acolhido benignamente pela Santa Sé Apostólica, obterá a cooperação de todas as santas instituições que até agora se ocuparam ou trataram de promover o proveito espiritual da raça negra, e será protegido e ajudado pelas pias sociedades que proporcionam meios económicos e materiais a santas obras estabelecidas para a propagação da fé em Jesus Cristo. Finalmente, alegra-nos a mais doce esperança de que a unidade, a simplicidade e a utilidade do novo Projeto da Sociedade dos Sagrados Coração de Jesus e de Maria para a conversão da África, alegrará a mente e o coração do nosso Santíssimo Padre, o imortal pontífice Pio IX, de sua iminência o Cardeal Perfeito Geral e dos excelentíssimos e reverendíssimos membros da Sagrada Congregação da Propaganda Fide. Confiamos também que, ao mesmo tempo, este Plano encontrará a aprovação e o apoio dos católicos de todo o mundo, zelosos e impulsionados pelo espírito daquele amor sobre-humano que abraça a imensa extensão do universo e que o nosso divino Salvador veio trazer à Terra: ‘vim trazer o fogo à terra e que desejar senão que arda?’“

Comboni tem a certeza de que, para evangelizar todo o continente africano, era necessário convocar todos os movimentos missionários do mundo cristão e criar novas instituições adequadas. A primeira ideia que sobressai claramente no Plano missionário, é a de uma comissão central que coordenasse e dirigisse todas as forças e iniciativas disponíveis para a evangelização da África.

“Este Projeto…. abraçaria toda África negra, desempenhando e estendendo a sua atividade por quase toda a África, cujos países estão habitados pela raça negra. Portanto, o Projeto que ousaríamos propor e submeter à Sagrada Congregação da Propaganda Fide seria a criação de inúmeras instituições de ambos os sexos que percorreriam toda a África, colocados sensatamente nos lugares adequados, à menos distância possível das regiões interiores, em territórios seguros e algo civilizados, nos quais pudessem viver e trabalhar tanto europeus como indígenas africanos…
Seriam chamados a gerir estas Instituições as Ordens Religiosas e os Institutos católicos masculinos e femininos aprovados pela Igreja ou reconhecidos pela Sagrada Congregação da Propaganda Fide, resguardados pelo beneplácito desta e de acordo recíproco com os responsáveis e superiores gerais destas Ordens e Institutos. Também com o aval da Propaganda, poderiam fundar-se para este fim novos seminários para as Missões Africanas, modelados segundo o plano dos Seminaristas das Missões Estrangeiras já existentes, aplicando todas aquelas formas que a experiência considere oportunas para África….

Para realizar e dirigir o Projeto, serão criadas, numa das capitais europeias, um Conselho dependente da Sagrada Congregação da Propaganda Fide, formado por prelados hábeis e ativos e por eclesiásticos e leigos distinguidos. Este Conselho, regido por um presidente, assumirá o nome de Conselho da Sociedade dos Sagrados Coração de Jesus e de Maria para a Conversão da África Negra”.

 

Este Plano para a conversão da África devia ser católico, ou seja, supranacional, porqueestava destinado à “plantatio Ecclesiae” em toda a terra.

“A obra tem que ser católica, não espanhola, nem francesa, nem alemã ou italiana. Todos os católicos devem ajudar os pobres negros, porque uma nação sozinha não pode socorrer toda a raça negra… Com o nosso Plano aspiramos a abrir uma via de acesso à fé católica em todas as tribos, em todo o território habitado pelos povos negros…”.

Atividade 1

Depois de ler este resumo do Plano de Comboni, vamos ver dois vídeos de testemunhos de missionários combonianos da atualidade:

Responde às seguintes perguntas:

  • Quais os aspectos do Plano de Comboni que se destacam nos vídeos?

  • O que te chama mais a atenção na vida destes missionários?