


 Centro-américa
 Centro-américa Já faz mais de vinte e cinco anos que a família Comboniana foi enriquecida  com a presença dos leigos Combonianos.
Homens e mulheres, casados e solteiros, conscientes das necessidades do  mundo atual, decidem dedicar um tempo das suas vidas a trabalhar nas missões.
O que começou como uma tímida tentativa, na Itália, em 1975, hoje  é uma família de leigos missionários em  todo o mundo.
    
Na Guatemala - Centro-américa -, realizou-se em 2009 o primeiro retiro de  conhecimento, motivação e espiritualidade do movimento.
    
Este primeiro encontro realizou-se no CAM da Guatemala, e fomos  acompanhados nessa altura, pelo Padre Pasquale Miniero. 
      O movimento LMC, na Guatemala, está a tomar uma certa consistência e uma  forma própria, enquanto na Costa Rica, El Salvador e Nicarágua, o processo  apenas está agora a iniciar. 
    
Aqui, o processo está a ser desenvolvido desde a organização de grupos de  jovens JMC (juventude missionária comboniana).
    
O nome dos LMC está caracterizado por um estilo próprio, com uma aposta  clara pelo laicado, pela missão e pelo carisma Comboniano.
    
O movimento na Guatemala, conta com uma equipa Timón (equipa coordenadora),  formada por quatro leigos, elegidos pela Assembleia, um assessor MCCJ nomeado  pelo Conselho e pelo Delegado dos Missionários Combonianos da Centro-américa.
      
Áreas de Trabalho:
Web - Correo Guate - Correo CR - Facebook CR -Tel. 00 (502) 2432-1313
Assessores dos LMC de cada País:
    

Superfície: 522.760 Km2
População: 44.671.601hab
Capitais: 
    São José (Costa Rica)
    São Salvador (El Salvador)
    Ciudade de Guatemala (Guatemala)
    Manágua (Nicarágua)
Línguas: Espanhol (oficial), lenguas lenmichí, xincas, chiapaneco-mangues, pilpil, tequistlateco-jicaque ou garífuna entre outras.
Povos principais: Brancos, mestiços, afroamericanos e indígenas (maya, tz'utujil, quiché, kakawiras, lencas, misquitos, tolupanes, chortis, pech ou payas, tawahkas, garífunas, lencas, Miskitos, Sumos ou Mayagnas, Ramas, Quitirrisí, Matambú o uChorotega, Maleku ou Guatusos, Bribri, Cabécar, Guaymí, Boruca, Térraba, etc.).
Esperança de vida: 82 anos
Alfabetização:: Costa Rica (94.5) 
    El Salvador (89.1) 
    Guatemala (72.0) 
    Nicarágua (80.0) 
IDH: Costa Rica (0.773) 
    El Salvador (0.680) 
    Guatemala (0.581) 
    Nicarágua (0.599)